domingo, 8 de novembro de 2015

Monitorização da ovulação

Antes de partir para a FIV/ICSI eu nunca havia monitorado a minha ovulação nem em casa e nem com ultrassom.
Depois da minha segunda ICSI negativa e de vasculhar todas as possíveis respostas sobre por que deu errado, decidi marcar uma consulta com um ginecologista para fazer um monitoramento da ovulação com ultrassom.
Quando contei que havia feito duas ICSI's que não deram certo, que tenho 41 anos, que tenho endometriose, e blá, blá, blá, o médico queria me mandar embora.  Falou que se eu já tinha tentado ICSI, não havia mais o que fazer.
Sinceramente não entendo como um médico pode falar, ou pior, sentenciar algo assim.
A Medicina não é uma ciência exata. Temos exemplos de casos sem explicação todos os dias e não estou colocando fé, crença nem religião nisso. Simplesmente casos que a Medicina não consegue explicar. 
Bom, feito esse "mini desabafo", quando eu chorava por dentro e meu marido estava quase me pegava pela mão e deixava o médico falando sozinho, eu disse que queria monitorar a ovulação. Ele concordou meio a contragosto e falou que faria sem nenhum "compromisso". É claro ... rsrs... Que compromisso ele faria ? Que certeza ele me daria ? A de que eu engravidaria simplesmente monitorando o ciclo ? Médico é fogo, viu !
Saímos de lá decididos a fazer a monitorização com outro médico, mas as restrições do plano de saúde acabaram por fazer com que continuássemos lá mesmo. 
Bom, comecei a monitorar o ciclo no sexto dia. Ele visualizou dois folículos no ovário direito e nenhum no esquerdo. Fiz mais dois ultrassons. No segundo os folículos haviam crescido mais e um deles estava em ótimo tamanho. O endométrio também estava com boa espessura. No terceiro ele concluiu que a ovulação tinha ocorrido normalmente e viu o corpo lúteo. Nesse último o endométrio estava com 13,5 mm ! Fiquei super feliz porque nos dois ciclos para a ICSI meu endométrio não passou de 8 mm.
Então, meninas, tudo normal. 
Marquei consulta com uma outra médica para analisar o resultado do monitoramento da ovulação já que o médico que fez os ultrassons não quis nem saber.
Não sei explicar, mas algo me diz que vou conseguir engravidar naturalmente porém com a ajuda do DHEA, coenzima Q10, vitamina D e da pentoxifilina. Aliás, sobre esta última também farei um post especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário