Vitamina D

(Foto: http://mamaes.net/2012/07/12/os-beneficios-da-natacao-para-as-mulheres-gravidas/)

De maneira geral, a vitamina D possui papel mediador em processos inflamatórios, autoimunitários e de controle de níveis pressóricos, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. (Fonte: Wikipédia)
A vitamina D é muito importante para as gestantes e para quem está tentando engravidar. No primeiro trimestre a falta dela pode levar a abortos. Em casos de abortos múltiplos no início da gravidez, pode ser que o sistema imunológico da mãe esteja rejeitando a implantação do embrião. Como a vitamina D age no sistema imunológico, ela pode corrigir este problema.  Daí a importância extrema para as tentantes fazerem a suplementação. Nos dias atuais a insuficiência e a deficiência de vitamina D tornaram-se um problema de saúde pública.
Além disso, no final da gravidez, a ausência da vitamina D pode causar a pré-eclâmpsia, doença na qual a gestante desenvolve a hipertensão. Afinal, esta substância influência na produção da renina, principal hormônio regulador da pressão arterial. A falta de vitamina D também aumenta as chances da criança ser autista, pois ela é importante para o desenvolvimento do cérebro do bebê. 
Uma pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition feita com mais de 1000 gestantes, observou que quando a mulher ingere a vitamina D os riscos do bebê desenvolver problemas respiratórios diminuem. 
Outro estudo feito pela Universidade da Carolina do Sul, dos Estados Unidos, com 500 gestantes observou que o suplemento de vitamina D previne problemas como diabetes gestacional, parto prematuro e infecções. (Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17540-vitamina-d-conheca-os-beneficios-e-como-obter-essa-substancia)
Por isso meninas, caso os médicos de vocês não tenham pedido um exame para dosar a vitamina D, peçam. Eu tinha insuficiência de vitamina D e não sabia. Na época das tentativas de fertilização, o médico da clínica só pediu depois que eu insisti. Se eu soubesse de tudo que sei hoje !

Nenhum comentário:

Postar um comentário